Retorno da Construção Civil em Época do Covid-19 com Fred.


Hoje conversamos com Fred Brennand candidato à presidencia do CREA-PE, dando continuidade ao tema: Retorno da Construção Civil em Época do Covid-19.

Com retomada prevista para dia 08/06/2020 o setor da construção civil deve retornar com 50% do efetivo e um novo horário de funcionamento, das 9h às 18h. Com o anúncio das primeiras mudanças nós do PensouEmObra.com nos sentimos provocados, neste momento que coincide com a pré-eleição do CREA-PE, a conversar com os candidatos à Presidência do CREA-PE e entender seus posicionamentos sobre as decisões expostas pelo Governo do Estado (PE).


PensouEmObra.com: 

Fred seja bem-vindo, para dar início à nossa conversa, gostaríamos de conhecer mais um pouco sobre sua trajetória na engenharia pernambucana e sobre a equipe que lhe acompanha messa jornada da candidatura. 


Candidato Fred Brennand:

Sou Fred Brennand, Eng. Civil e de Segurança do Trabalho, Gestor Ambiental, Especialista em Acústica e Mestre em Construção Civil. Estamos vindo numa terceira opção que não é a situação (atual gestão pois não acreditamos) e nem a oposição (ligada e vinculada a Sindicato- SENGE). Nova campanha traz a renovação e modernização, bem como, a desburocratização de todo sistema CREA e trazer o CREA para junto de nós profissionais, empresas e sociedade. Nosso numero é o 44. Já entregamos um projeto da anuidade zero, um Coworking com uma cafeteria para os profissionais que não tem e não irão ter escritórios, um projeto de uma nova fachada e uma nova logomarca. Estamos em busca de novos projetos e criar padrão nas inspetorias, bem como, cursos e treinamentos on lines e parcerias com instituições de ensino e valorização de salários dignos. Melhorar a fiscalização valorizando nossos profissionais.


PensouEmObra.com: 

Fred, gostaríamos de saber sua opnião quanto o retorno das atividades da Construção Civil em tempos de quarentena em Pernambuco. Você é a favor? Poderia nos contar mais sobre isso?


Candidato Fred Brennand:

Sempre fui a favor e como Engenheiro de Segurança do Trabalho seguindo todas as recomendações de saúde e segurança do trabalho. Com essa paralização muitas empresas de médio e pequeno porte não possuem lastros para segurar mais tempo e em breve começarão com demissões dos seus quadros. As grandes ainda se sustentam. A CBIC já alertou pra um grande numero de demissões. Alguns setores da construção civil não deveriam ter parado como foi com obras publicas, ex: Estradas, fundações, terraplenagem, obras que estavam em fase final de acabamento, obras que estavam perto de serem entregues, etc. Essas obras sabemos que já trabalham com poucos profissionais.


PensouEmObra.com: 

Com este retorno das atividades, o que você espera sobre a atuação do CREA-PE junto às construtoras e demais empresas de engenharia?


Candidato Fred Brennand:

Quase 100% dos profissionais e empresas estão insatisfeitos com o CREA-PE, acham que é um mero "cartório", que cobra e não corresponde ao que entrega. Já escutei de vários amigos e profissionais que parecem mendigar informações e ou documentos que são de direitos desses profissionais. O CREA vem sendo um travamento nas nossas vidas e não ajuda na hora que deveria, isso também é meu sentimento. Penso que precisamos mudar isso definitivamente e por isso me lancei dentro de um grupo de empresários e profissionais ligados ao Sinduscon e ADEMI como uma possibilidade de Renovação, Modernização, Inovação e desburocratização.


PensouEmObra.com: 

Em relação às medidas de prevenção pospostas pelo Governo do Estado, você está totalmente de acordo? Teria mais sugestões?


Candidato Fred Brennand:

Sobre a liberação penso que poderia ter sido liberada 100% dentro das atividades que mencionei acima pois existem muitas atividades que envolvem poucos profissionais/ colaboradores envolvidos e com contato. Nós do setor sempre trabalhamos com todos os EPIs inclusive as mascaras, isso nunca foi novidade. O nosso Setor sempre agiu com a prevenção independente do Covid-19. O que me preocupa será esse translado pois ligado a área de Segurança e Medicina do Trabalho, também, como iremos justificar que o colaborador não se contaminou na obra? Imagine o transporte publico com milhões de colaboradores? É sabido que muitos tem seu transporte individual e outros usam bicicletas. De toda forma vamos avaliar semanalmente. Minha empresa, Brennand Engenharia & Acústica em parceria com a JT5 estamos trabalhando com uma equipe multidisciplinar e atuando com um plano de protocolos de convivência, análise de saúde dos colaboradores, aferição diárias da temperatura e higienização dos ambientes.


PensouEmObra.com: 

Se você pudesse passar uma mensagem para todos os empresários e trabalhadores da Construção Civil neste momento de retomada, qual seria?


Candidato Fred Brennand:

Tenho certeza que os Empresários sempre foram os primeiros a se preocuparem com seus colaboradores no que tange a segurança e saúde deles. Mas tenho certeza que com uma prevenção, ainda maior, pois é possível iremos passar por tudo isso. E tenho fé que as coisas irão ser superadas e, quiçá, teremos uma nova retomada do nosso mercado. Lembro que minha empresa especializada em Projetos de Acústica e alvarás de funcionamento e construção foi muito afetada. Sempre participei dos almoços do Sinduscon na segunda- feira e da ADEMI, na terça- feira. Já estavam tratando sobre essa Quarentena e depois o lockdown. Que tudo isso passe logo e possamos voltar a construção de um Estado e Cidade mais justa e mais sustentável, gerando mais emprego e movimentando a econômica. Vamos ter cuidado com nossas famílias e principalmente o grupos de riscos mas precisamos retomar e produzir.


PensouEmObra.com: 

Fred, agradecemos mais uma vez sua disponibilidade e interesse de partilhar suas propostas e posicionamentos com todos nós do PensouEmObra.com , que conta com uma importante rede de empresas da construção civil e usuários que acompanham todas as novidades da engenharia. 

Deixamos o espaço totalmente aberto para perguntas por parte dos leitores, e pedimos que se encontraram um conteúdo de relvância possam curtir esta matéria.

Atenciosamente,

Equipe PensouEmObra.com 


Compartilhar:
PENSOU EM OBRA © 2024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS