Gerador de energia: Como decidir qual alugar?


Em uma série de situações, o uso de geradores de energia é uma alternativa essencial. Afinal, ficar sem luz pode não só prejudicar a realização de diferentes atividades, como também prejudicar a utilização de máquinas e equipamentos.

Por isso, tê-los por perto pode ser bastante útil. Se você quer saber mais, continue lendo este artigo. Aqui, você encontra tudo sobre gerador de energia e como decidir qual alugar.

  • Quais os tipos de geradores de energia
  • Quando os geradores são importantes
  • Como dimensionar o gerador ideal
Quais os tipos de geradores de energia
  • Gerador a diesel

Esse modelo de gerador é o mais resistente e durável, ideal quando é preciso usá-lo por mais tempo, até porque o diesel custa menos que outros combustíveis. Além disso, o consumo do seu motor é menor, sendo ainda mais vantajoso.

  • Gerador a gasolina

Os geradores que fazem uso de gasolina são opções mais baratas quando não forem usados por longos períodos. Além disso, consomem menos combustíveis, já que ligam só quando ocorre falta de energia.

  • Gerador a gás

Esses geradores podem receber diferentes tipos de gases, como o natural. Garantem grande eficiência, assim, são perfeitos para uso em lugares amplos, como aeroportos, shoppings e indústrias.

  • Gerador Solar

Esse tipo transforma a energia solar em energia elétrica, que é armazenada em uma bateria e, assim, pode ser distribuída para aonde é instalado. Embora seja pouco comum ainda, trata-se de uma energia muito barata e que causa menos impacto à natureza.

  • Gerador eólico

A energia eólica é outra opção sustentável, pois transforma o vento em energia, oferecendo alto potencial energético. Porém, também é um tipo de gerador pouco utilizado.

Quando os geradores são importantes

Como mencionado, são muitos os momentos em que um gerador de energia é importante. Os exemplos citados, indústrias, aeroportos e shopping, bem como obras e eventos são lugares onde esse equipamento é de extrema necessidade.

Afinal, imagine se faltar luz em um desses lugares, o transtorno que poderia ocorrer, ainda mais em obras, onde o trabalho teria que ser interrompido, afetando a produtividade da equipe.

Já em eventos e outras ocasiões externas, onde não há tomadas próximas para fornecer a eletricidade necessária, o gerador é um grande aliado.

Como dimensionar o gerador ideal

Para saber qual gerador de energia escolher, é preciso dimensioná-lo conforme a necessidade do local onde será instalado. Isso exige a avaliação de alguns aspectos, como a voltagem gerada, que pode ser de 110v, 220v ou 380v e o tipo de fase: trifásico ou monofásico.

É preciso ainda considerar as potências máximas e nominais; tipo de partida (elétrica ou manual); e o tipo de combustível, como visto anteriormente. Entre os mais comuns estão o a diesel e a gasolina.

Enquanto o primeiro é indicado para maiores potências, pois são robustos, o segundo é mais leve e simples de operar. Tudo isso deve ser considerado, pois se dimensionado erroneamente pode causar transtornos.

Ou seja, se o gerador for menos potente do que se precisa, pode haver fumaça em demasia e consumo excessivo de óleo lubrificante. Já se for escolhido um mais potente, pode ocorrer superaquecimentos e paradas constantes.

Portanto, antes de escolher um gerador, verifique o tipo de carga predominante no lugar onde vai funcionar e as características do local, como área interna ou externa e temperatura. E mais, se vai ser usado apenas para emergências ou ficará ligado por horas.

 

Precisando de um Gerador?

Agora que você já sabe como escolher o gerador ideal para sua necessidade, se estiver precisando de um, tenha a certeza de que vai escolher uma empresa que garante a sua qualidade e procedência. Neste quesito, a Olimac está à sua disposição!

Clique aqui agora e fale diretamente no Whatsapp para solicitar um orçamento sem compromisso.


Compartilhar:
PENSOU EM OBRA © 2024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS