Dicas para uma obra tranquila e eficiente por Izabella Tavares


Quem nunca ouviu de algum conhecido sobre imprevistos e situações de estresse que acontecem durante a realização de obras? Esse é um estigma que podemos quebrar fazendo uso de algumas estratégias para a realização de uma obra tranquila, eficiente e otimizada, seguindo as reais necessidades de cada cliente e colocando o bem-estar de todos os envolvidos como ponto de partida na realização de qualquer obra, das mais simples às mais complexas. Uma obra não precisa ser estressante e nem desgastar nenhum envolvido e algumas dicas que vamos citar podem ajudar durante todo o processo e serem aliadas fortes para um bom resultado, cumprimento dos prazos estabelecidos e atendimento das expectativas.

  1. Planejamento:

    Um bom planejamento de obra é, sem dúvidas, o que embasa todo o processo. Inicialmente pode-se começar definindo o orçamento disponível e estabelecendo um prazo para realização. Depois disso, é sempre importante definir um bom briefing pois quanto menos modificações forem realizadas durante o processo, mais eficiente será a obra. Uma coisa muito importante é também separar dentro do orçamento uma “reserva para emergências e imprevistos”, que pode ser de 10 a 20% do valor da obra. Aconselha-se nunca trabalhar com o orçamento no limite.  
  2. Boas parcerias:

    Fique atento aos profissionais que irão ser seus parceiros nessa empreitada. Esta é uma dica clichê mas que pode fazer toda a diferença no processo e no bom resultado da sua obra. Escolha profissionais qualificados que executem seu trabalho com responsabilidade e competência e que você possa confiar. Referências costumam ser importantes e transparência durante o processo é um fator decisivo na escolha do time. Uma boa estratégia ao contratar profissionais é ao fechar o contrato, combinar valores em cima de serviços completos e não diárias.
  3. Gestão de Obra:

    O auxílio de um arquiteto e um engenheiro é um serviço primordial quando pensamos em uma obra tranquila e eficiente. Estes profissionais irão lhe auxiliar na coordenação de todo o processo, indicando o momento correto de cada profissional parceiro agir, e com isso otimizando o trabalho de todos, conferindo os resultados e buscando levar para o cliente uma obra com resultados de excelência.
  4. Organização:

    Cobre sempre de todos os profissionais envolvidos a organização da sua obra, seja dos itens que são usados nela, seja em relação à limpeza pertinente à cada etapa. Uma obra organizada evita perdas de materiais, danos à algo existente ou novo e melhora a segurança do trabalho de todos os envolvidos. Cobre também que os materiais existentes e que não podem ser removidos do local sejam sempre protegidos com cuidado e devidamente embalados, como pisos e mobiliários fixos por exemplo. É também importante lembrar que o descarte dos resíduos das obras deve ser feito de forma adequada, colaborando para a preservação da natureza e todo o ambiente em si.
  5. Escolha de Materiais:

    Esteja atento à escolha dos materiais da sua obra. É sempre importante observar os prazos relacionados à cada item, pois eles podem influenciar no andamento geral. Além disso, um material de boa qualidade pode trazer mais benefício e menos gasto com manutenção à longo prazo.

Essas são algumas dicas que podem fazer a diferença na hora que decide-se investir em uma obra. Obras são geralmente realizações de sonhos e concretizações de metas, e por isso geralmente envolvem muita expectativa por parte do cliente. Devido à isso, é sempre importante a atenção total dos profissionais envolvidos para que o resultado chegue evitando desgastes emocionais e também financeiros, para que esses sonhos sejam realizados sem dores e de forma tranquila. Cabe ao cliente ter cautela em suas escolhas e aos profissionais envolvidos estarem bem alinhados na busca por um bom resultado. É possível sim realizar uma obra sem maiores percalços com a atenção e dedicação necessárias sempre. 

Para mais dicas é só entrar em contato através do instagram: @bella_tavaresf 





Referência de imagens: Construção foto criado por freepik - br.freepik.com


Compartilhar:
PENSOU EM OBRA © 2021 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS