Concreto Usinado x Virado


Você sabe a diferença entre o concreto usinado e o virado em obras? E qual dos dois é mais recomendado para utilizar em cada situação? Vamos te explicar agora pra você não ficar mais com dúvidas:

O concreto usinado é escolhido para grandes obras devido a sua resistência, enquanto o virado em obra tem uma performance melhor em pequenas construções

O concreto é um dos materiais mais utilizados nas construções. Isso se dá pela sua alta resistência e custo-benefício, características que vêm de sua composição simples, mas eficiente, que leva basicamente areia, cimento, pedras britadas, água e aditivos especiais.

Esses materiais podem ser misturados para dar origem ao concreto de duas formas: virado em obra, que como o próprio nome diz, é um processo mais artesanal, no qual o trabalhador responsável determina utilizando baldes, a quantidade de cada insumo. Já no outro lado temos o concreto usinado, que respeita as especificações de traço de cada estrutura com precisão.

Características: concreto usinado x virado em obra

 

Ou seja, a maior diferença entre os dois é o controle rigoroso de qualidade que o concreto usinado proporciona.

Isso acontece porque, no caso desse concreto, no início de uma obra é feito o projeto estrutural que detalha as especificações técnicas necessárias. Depois disso, as construtoras entram em contato com as concreteiras e passam essas informações para que o concreto venha exatamente sob medida para o projeto.

A avaliação é imprescindível, porque além da qualidade, a quantidade de cada insumo reflete diretamente no resultado final do concreto. Um concreto com uma resistência maior tem a tendência de ter um teor de cimento maior e um teor de brita maior. O mesmo acontece com o controle da umidade da areia e da água, que às vezes é realizado até eletronicamente, por meio de silos.

Já sobre o concreto virado em obra esse controle nem sempre é tão regulado. Você pode até determinar o volume por meio das guardiolas, mas ainda assim o processo fica mais empírico. A quantidade de água não necessariamente está calculada, de repente você faz um traço com uma quantidade de água maior ou menor.

E agora, qual escolher para a minha obra?

 

Em construções de grande porte, o concreto usinado continua sendo campeão, por conta da sua melhor qualidade e cuidado no preparo. Para construções muito pequenas, que vão utilizar pouco volume de concreto, pode-se cogitar o concreto virado. Porém, vale lembrar que algumas concreteiras também oferecem soluções para projetos residenciais ou comerciais de baixa escala, e com maior prazo hábil para a conclusão.

O melhor equipamento para preparar cimento na sua obra:

Também chamada de misturador de concreto, a betoneira é um equipamento necessário em praticamente toda obra. É nela que se coloca água, areia, cimento e agregados para a formação do concreto.

A Olimac possui em seu catálogo as melhores betoneiras do mercado para locação. Alugue e aumente a produtividade na sua obra. Clique aqui para entrar em contato e solicitar um orçamento!

 


Compartilhar:
PENSOU EM OBRA © 2024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS