5 Dicas na hora de alugar equipamentos na sua obra:


Alugar equipamentos para obras e reformas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, tem se tornado a melhor opção quando se quer economizar fazendo apenas um uso pontual das ferramentas.

Este é um serviço que pode ser contratado tanto por pessoas comuns que estão reformando sua casa ou apartamento, quanto por construtoras que não podem ou não querem investir muito dinheiro na compra do próprio maquinário.

Porém, antes de alugar, é preciso saber de alguns cuidados para evitar prejuízos ou gastos desnecessários. Então confira agora mesmo 5 dicas práticas para você consultar sempre que precisar alugar equipamentos para a sua reforma ou construção:

 

1) Verifique se realmente precisa do equipamento na obra:

 

Antes de mais nada, você precisa conhecer bem o equipamento e se a sua aplicação realmente será necessária na obra. Em alguns casos, um equipamento mais simples ou até um trabalho manual já resolveria o problema.

Se você não conhecer bem todos os aspectos do projeto para determinar se precisa ou não de uma máquina, não deixe de consultar os responsáveis técnicos da obra para tirar estas dúvidas sobre a melhor opção de equipamento para realizar cada tarefa.

Você pode evitar de pagar mais caro por um equipamento mais avançado, quando um mais simples e básico já resolveria suas necessidades. Lembre-se que a ideia de alugar equipamentos é sempre para que a sua obra utilize as opções mais viáveis e econômicas!

Um último ponto, mas não menos importante, é em relação à quantidade de equipamentos. Se você não tem uma grande equipe, cuidado para não alugar equipamentos de mais ao mesmo tempo e deixa-los sem uso por um longo período. Alinhe as datas com a locadora de acordo com o cronograma da obra.

 

2) Avalie se os equipamentos estão em bom funcionamento:

 

Cuidado ao sair alugando os equipamentos sem fazer um estudo mínimo antes da obra. É importante que, se possível, você visite a empresa locadora para verificar a estrutura e as condições físicas do equipamento de perto. Você não vai querer ter dores de cabeça no meio da obra, não é?

Locadoras sérias, sempre investem em manutenções do seu maquinário e têm equipamentos de reserva para o caso de uma urgência. Desta forma, você diminui os riscos de problemas na obra e ainda economiza por não ter que alugar um novo equipamento de outra empresa.

 

3) Prefira uma empresa que ofereça suporte e flexibilidade:

 

Todos sabemos que, em obras, imprevistos acontecem, e em algumas situações alguns cronogramas podem sofrer alterações. Por isso, é importante que você opte por alugar os equipamentos de uma locadora que preza por um bom relacionamento com o cliente.

Você deve ter suporte da empresa, caso precise ampliar ou até mesmo reduzir o período de aluguel ou o número de equipamentos utilizados durante o empreendimento.

Outro ponto a considerar no momento de fechar o contrato, é verificar se locadora vai te auxiliar com a logística e transporte dos equipamentos. Tanto a entrega para o início dos trabalhos, como a coleta no dia da devolução. Isto vai facilitar seu projeto e economizar tempo e gastos com um frete.

 

4) Garanta que os colaboradores sabem utilizar os equipamentos

 

Ao alugar equipamentos, você pode se deparar com uma situação onde os seus colaboradores não saberão utilizá-lo da forma correta, por conta da variação de algum modelo ou tecnologia.

Por isso, ao escolher as máquinas, verifique com a sua equipe se há pessoas capacitadas para operar cada equipamento, tirando o maior proveito de cada um deles.

Além de acelerar os resultados da obra, você vai evitar acidentes de trabalho, prejuízos por conta de defeitos nos equipamentos que podem ser causados pelo mal-uso. Por isso, garanta que terá mão de obra capacitada para operar as ferramentas.

Em casos de uma máquina ou equipamento mais específico, verifique com a locadora a possibilidade de que ela dê um treinamento ou orientações para os trabalhadores que você terá na obra.

 

5) Contrate uma empresa que tem credibilidade na área:

 

A última e talvez mais importante dica de todas, é escolher uma empresa que tenha credibilidade no mercado de locações.

Além de fazer toda a pesquisa, comparar preços e até fazer uma visita ao local físico da empresa como falamos acima, é importante que você tenha como parceira uma empresa séria, que está pronta para imprevistos e que já tem resultados comprovados no mercado de engenharia civil da região.

Não deixe de conversar com outros profissionais da sua área que já atuaram em grandes empreendimentos para verificar se a empresa é realmente confiável!

 

Conclusão:

 

Agora que você já sabe com o que deve se preocupar na hora de alugar equipamentos para a sua obra, que tal conhecer as vantagens e diferenciais de alugar equipamentos na Olimac?

A Olimac é uma locadora de referência na região, que oferece aos seus clientes equipamentos modernos, em perfeitas condições, com negociação flexível e agilidade na logística.

Entre em contato conosco clicando aqui  http://bit.ly/wpp_olimac  para saber mais.

 

 


Compartilhar:
PENSOU EM OBRA © 2024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS